22 de outubro de 2010

Português é muito difícil!


Já ouvi muitas vezes essa afirmação!
O interessante é que não é verdade, o que as pessoas relacionam com difícil é o caminho tortuoso em que se apresenta as aulas de português, principalmente de gramática, lecionadas no colégio. A nossa gramática tem dinossauros linguísticos e foi baseada de acordo com as normas do português de Portugal, que praticamente nada tem a ver com o português brasileiro. Além do que não explicam para que que serve a gramática!
Outra coisa que é importante ressaltar é que nenhuma língua é difícil, todo falante nativo sabe a sua própria língua. Uma criança de 3 ou 4 anos fala perfeitamente o português, claro que precisa de aprender algumas sutilezas e que ainda comete algumas irregularidades, mas ninguém ouviria uma criança dizer: "os menina bola joga", isso mostra que ela conhece intuitivamente, por estar cercada de gente falando português, as regras gramaticais: sujeito/verbo/predicado.
Por fim, se existe uma língua difícil, existe para aqueles que querem aprender uma segunda língua quando adultos, isso sim é difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário